BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

31/10/07

Não sei bem...

Lembro-me de me terem pedido para não trajar. Não trajar? Porquê? Dizem-me que é uma tradição parva, que é só em Portugal que se usa o traje com esse propósito, e que copiámos mal a ideia dos nossos vizinhos. Sim, porque o traje é originário da Espanha e só trajava quem pertencia à tuna. Era um modo de os prestigiar e distinguir.

A grande questão que aqui coloco é o facto de falarmos de mais. Se estamos sempre a dizer que nunca somos como os outros, porque haveremos de ser diferentes? Concordo e respeito em relação a certas praticas académicas, como praxes exageradas e afins, mas não percebo o porquê de se ter de pintar tudo e todos por igual. Gosto de trajar, gosto de fazer parte do espirito e da vida académica (e não, esta não é só noite e bebedeira). O companheirismo, entreajuda, solidariedade, estudo cerrado, risos e choros, e , em especial, partilha de objectivos em comum, faz de nós um grupo especial e sensível ao que nos rodeia. É, passando a repetição, algo extremamente especial, que nos vai durar para a vida toda, e só percebe isso quem por tal passa.

10 opinioes relvoltadas:

sombra e luz disse...

Tita, tu é que és linda, o traje não interessa para nada...

Gostas de pertencer ao espírito da academia?... ao teu grupo? crias memórias futuras de solidariedade e vivências comuns? Associas a esta época da tua vida uma determinada indumentária?...
Tudo bem... mas acho que estás a confundir o espírito da coisa com a sua forma...

Não te quero ofender nem magoar...mas é ridículo ver uma miuda tão interessante, genuína e exigente vestida como uma menina bem comportada, obediente, e conformista que não faz fora do penico... e segue as regras todas que lhe disseram que iam fazer dela uma verdadeira estudante e futura doutora neste país de iletrados bêbados ao volante que não sabem nada de geografia mas têm o GPS última geração... que não sabem falar mas têm telemóveis topo de gama...

Civilização e cultura, não se compram na loja... nem se vestem e despem conforme a ocasião...
São outra coisa...

Beijos querida e se queres saber ficas bem gira...
Diverte-te, talvez mais tarde me entendas...

Tita disse...

nao ofendes nem magas e agradeço o teu comentario, respeito a opiniao e decisao dos outros, sou talhada desta forma :D

obrigada pelos elogios..

em relaçao as regras, primeiramente, devo dizer-te que nao as sigo, nem sou menina de me submeter a coisas que acho estupidas... Vou dar-te um exemplo... na capa, os emblemas supostamente têm uma ordem, mas é só supostamente, porque no código de praxe nada diz a esse respeito, mas como os meninos assim quiseram, assim fazem. Porque raio hei-de eu fazer? O mesmo se passa com latadas, cortejos e coisas afins. Com os jantares. Achas que só por eu ir, ou ir às festas nas discos de curso, faz de mim mais académica? Eu não acho. Tanto que nem vou! Gosto de estudar e de seguir certas tradiçoes, apenas isso. Gosto de sorrir com os outros. Conviver. Não fosse o meu curso comunicação... Acredita, não creio minimamente que sejam todos amigos para a vida, ou que vá viver desta forma eternamente, antes pelo contrário.Acredito também(e sei) que maior parte disto é uma fachada, que por trás há imensa mesquinhice e competição. Vontade de estrangular os outros.

Não associo a indumentária a nada, apenas a mim mesma. Parte de mim gostar dela, assim como parte de mim gostar dos outros. Talvez precise, talvez por estar a 512km de casa, longe do conforto de tudo... Mas é bom, porque assimilio maturidade e valores que me irão fazer falta na minha vida profissional e adulta.

Quanto à civilizaçao e cultura, isso tenho-a eu.. sozinha, com a ajuda de mim mesma e dos meus pais. Mais ninguem me pode dar isso. só o esforço e dedicação da minha pessoa e da minha mente.

Obrigada. Gosto muito de te ter por cá!

Pacanherros disse...

Traja sim pá!!!!


(É impressão minha ou já consegues formatar os textos?)

BeHappy disse...

Ah ganda malucaa!!!!!!

pseudo disse...

aii! da-me me cabo das pseudo madrinhas :P voces são excelentes. beijocas

PS: eu n sou tão bonito como na foto dos AP

O Profeta disse...

Tu és diferente...sente-se e tens uns olhos...lindos...


Doce beijo

astuto disse...

O grupo e o espíritos fazem-se junto de pessoas especiais, e como já li em cima, que não ligam à forma. Os trajes representam tudo o que de mau existe na vida académica, a vaidade saloia de estar numa universidade, esquecendo que o principal não é pertencer mas ser.

A semana passada, vi um cortejo patético de "andorinhas" na minha cidade que levavam o funeral de caloiros. Ninguém ligava mas, "os doutores", insistiam em impressionar com ordem idotas para os caloiros e com olhares para os passeios a ver se alguém lhes ligava e parava para ver. Achei aquilo deprimente. Que leva aquelas pessoas, que se dizem inteligentes, a serem tão ridículas?

Não precisas do traje para nada, sê tu mesma e vencerás. Cumprimentos e desculpa não ser a favor dos trajes nem das praxes.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quero pinar contigo amor!
De preferencia sem traje!
Ou por baixo da Capa.

Tita disse...

PACARRENHOS:

nao, nao consigo... LOL

PSEUDO:
Ai as tuas pseudos... ui, ui!! LOL

BEHAPPY:
mas nao ha nada como o secundario.. saudadinhas (mas so tuas!)

PROFETA:
obrigada pela simaptia!!

ASTUTO:
sim, em relaçao aesse tipo de cortejos, concordo ctg, mas a universidade é bem mais que isso... believe me... mas cada um vive as coisas como quer, que posso mais eu dizer? obg pelo teu comment ;)

ANONIMO
tas lixado, nao soubesse eu quem es!!